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Publicado em 25 de nov de 2013 às 10:34
Ponte no km 385 passará por obras de reforço estrutural; Durante o trabalho, velocidade será reduzida para 40 km/h
A partir de segunda-feira, dia 25 de novembro, os motoristas que trafegarem pela BR-101 na região de Iconha deverão ficar atentos ao passar pela ponte sobre o Rio Capim Angola no km 385. A velocidade no local será reduzida para 40 km/h (hoje é 80 km/h) e os veículos de cargas estarão restritos a 36 toneladas. As medidas são necessárias para que a Eco101, concessionária que administra a rodovia no trecho do Espírito Santo, realize obras de reforço estrutural na ponte. A previsão é de que os trabalhos estejam concluídos em quatro meses.
Os caminhões que estiverem trafegando com peso acima desse limite de 36 ton deverão fazer desvio por Vargem Alta e Cachoeiro do Itapemirim. Quem viaja no sentido Rio de Janeiro deve acessar a ES-375 no km 375 da BR-101 até Vargem Alta, então, seguir pela ES-164 até Cachoeiro de Itapemirim e entrar na ES-289 que levará de volta a BR-101. Já os caminhoneiros que trafegam no sentido Bahia, deverão acessar a ES-289 no km 400 da BR-101 e fazer o mesmo trajeto por Cahoeiro e Vargem Alta até retornar à BR. O desvio acrescenta cerca de 50 quilômetros à viagem.
Os veículos de passeio e de carga com peso até 36 toneladas não precisarão fazer qualquer desvio, mas devem trafegar a velocidade máxima de 40 km/h.
Todos os usuários serão informados sobre as mudanças por meio de placas de sinalização e painéis eletrônicos de mensagens. Nas balanças existentes nos km 390 e km 301, os policiais rodoviários federais abordarão os condutores de veículos acima de 36 toneladas para orientá-los sobre a rota alternativa.
A Eco101
A Eco101 é a concessionária responsável pela administração de 476 quilômetros da BR-101 desde Mucuri, no sul da Bahia, até Mimoso do Sul, na divisa com o Estado do Rio de Janeiro. Controlada pelos grupos EcoRodovias, SBS Engenharia e Centauro Participações, a empresa prevê um investimento total de R$ 3,2 bilhões ao longo dos 25 anos de concessão. Somente no primeiro ano de atuação, mais de R$ 200 milhões serão investidos. De acordo com o contrato estabelecido com Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), 50% da rodovia será duplicada até o sexto ano de concessão e 90% até o décimo ano. Serão implantados ainda 32 trevos em desnível e 24 rotatórias em nível, 36 quilômetros de vias marginais, 19 passarelas, além de todo serviço para monitoramento, atendimento e socorro nas rodovias.