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Duplicação em Ibiraçu e Iconha entra na fase final

Publicado em 25 de set de 2018 às 17:00

As obras de duplicação da BR-101 em Ibiraçu vão dos Km 215,9 ao Km 220,4. Nesta fase, o traçado da pista está sendo retificado, entre os kms 218 e 219, no trecho da curva do Mosteiro, para suavizar e adequar curvas muito fechadas, compatibilizando com a velocidade da via, visto que a BR-101 foi construída entre as décadas de 1950 e 1970. Cerca de 50% da extensão do trecho em obras já está nas camadas finais de asfalto, restando a execução de cerca de 4 quilômetros de barreira rígida no eixo da pista, separando os sentidos norte e sul. Esta semana, serão realizados os primeiros desvios de tráfego para que as equipes trabalhem no eixo da rodovia. A estimativa é que os serviços estejam concluídos no final do próximo mês.

Para a conclusão do Contorno de Iconha, a concessionária estima que as obras prossigam nos meses de outubro e novembro. O cronograma foi alterado devido à própria complexidade da obra e ao volume das chuvas deste ano, que ficou acima da média climatológica histórica registrada entre janeiro e agosto. Conforme estações pluviométricas próximas ao trecho, nesse período choveu em cerca de 43% dos dias, de acordo com dados da empresa Atmosfera Meteorológica (ATMET). Outros fatores, como a greve dos caminhoneiros e as manifestações ocorridas no trecho também contribuíram para a alteração da previsão original. Mesmo assim, mais de 85% das obras já foram concluídas. 

Desse total, foram finalizados os dois viadutos do trecho (um na interseção norte e outro na interseção sul), interceptando a atual BR-101. Também já está finalizada a ponte sobre o Rio Iconha, que se encontra na metade do Contorno. O foco do trabalho, agora, é a conclusão do aterro de encontro na interseção sul, que tem mais de 28 metros de altura. As equipes estão trabalhando todos os dias da semana, sem interrupção. Nos próximos 15 dias, será realizado um desvio na BR-101, na interseção sul, para que as obras de encaixe do Contorno sejam realizadas sobre a rodovia existente. Cerca de 60% do trecho, aproximadamente 5,2 quilômetros, foram pavimentados. O Contorno fica em área de mata virgem e já demandou em serviços de corte e aterro mais de 1,3 milhão de m³ de solo e mais de 100 mil m³ de escavações em rochas, realizadas por meio do uso controlado de explosivos. 

A duplicação da rodovia também está em andamento no trecho de Viana até Guarapari, totalizando, com os trechos já liberados, 47 quilômetros. A partir da liberação da licença ambiental e seus complementos pelo Ibama, em março deste ano, a Eco101 tem concentrado esforços na duplicação do trecho. Nestes primeiros 30 quilômetros, serão investidos mais de R$ 115 milhões na ampliação da rodovia. Esse total está dentro dos R$ 310 milhões anunciados pela concessionária no final do ano passado para 2018.

A obra está sendo feita a partir do trevo com a BR 262, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal. Serão construídas três novas interseções em desnível. A primeira, próxima ao posto da PRF, em Viana, evitará que os veículos parem antes de seguir viagem no sentido Vitória, Guarapari ou Belo Horizonte. Outro viaduto será construído no distrito de Amarelos, próximo à rodovia ES-388, e o terceiro será em Guarapari, na principal entrada da cidade pela BR 101.

Investimentos

A Eco 101 investiu na BR-101/ES, em cinco anos, R$ 1,138 bilhão, incluindo neste valor os serviços operacionais e obras de melhorias e ampliação. Esses recursos foram aplicados, por exemplo, no recapeamento da estrada existente, recuperação de dispositivos de drenagem, construção de 12 bases de atendimento aos usuários (todas com ambulância e guinchos), reforma de seis postos e três delegacias para a PRF, nivelamento de 180 quilômetros de acostamento, recuperação de sinalização horizontal e substituição de seis mil placas de sinalização.