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Publicado em 04 de set de 2018 às 08:15
As obras de duplicação da BR-101/ES, em João Neiva, entre os quilômetros 205,4 e 208,1, estão sendo finalizadas pela ECO101 e o trecho duplicado será entregue aos usuários neste sábado, dia 8 de setembro. O trecho tem 2,7 quilômetros de extensão, sendo 2,1 quilômetros de pista duplicada e 600 metros, já duplicados, que são utilizados como transição para pista simples. No sentido Sul, a entrega foi antecipada para o último dia 30 de julho, para dar maior fluidez ao tráfego na região.
O trecho de 2,7 quilômetros agora conta com quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido, além de interseção em desnível no cruzamento existente na comunidade de Caboclo Bernardo, no km 206. A intervenção possibilita aos motoristas o cruzamento da pista ou retorno na rodovia de forma mais segura e independente da via principal.
De acordo com o gerente de Engenharia da concessionária, Rodrigo Rodrigues, a conclusão da obra é resultado do esforço da concessionária para obter licenças ambientais e autorizações judiciais relacionadas à liberação da faixa de domínio, bem como consequência dos R$ 420 milhões que estão sendo investidos este ano na rodovia – sendo R$ 310 milhões em novas obras de ampliação e R$ 110 milhões em serviços operacionais para os usuários.
Dentro deste cronograma de investimentos, estão em andamento as obras de duplicação nos municípios de Ibiraçu, Iconha e o trecho de Viana até Guarapari, totalizando 47 quilômetros.. A aceleração dessas obras só foi possível por conta da ação da concessionária, que solicitou licenciamento simplificado aos órgãos ambientais, baseado na portaria 289/2013, do Ministério do Meio Ambiente.
Após João Neiva, será entregue o trecho de Ibiraçu (km 215,9 ao Km 220,4), previsto para outubro de 2018. No trecho está sendo construída uma retificação de traçado da pista, entre os kms 218 e 219, no trecho da curva do Mosteiro. A correção é necessária para suavizar e adequar curvas muito fechadas, compatibilizando com a velocidade da via. A BR-101 foi construída entre as décadas de 1950 e 1970, e o projeto original desenvolvido para o tipo de veículo que trafegava na rodovia naquele tempo, por isso a necessidade desta correção.
Já o trecho do Contorno de Iconha está em fase final dos trabalhos. Uma das obras mais complexas atualmente em execução no Estado do Espírito Santo, o novo Contorno está sendo realizado inteiramente em área de mata virgem e já demandou em serviços de corte e aterro mais de 1,3 milhão de m³ de solo, além de mais de 100 mil m³ de escavações em rochas, realizadas por meio do uso controlado de explosivos. O cronograma deste trecho sofreu os impactos das chuvas deste ano que superaram em mais de 100% a média histórica para os meses de março a julho, além da greve dos caminhoneiros, que paralisou o país por 11 dias.
Atualmente mais de 50% da extensão encontra-se nas camadas finais de pavimentação. A obra depende agora do bom tempo, nas próximas semanas, para terminar as últimas camadas de um aterro de mais de 28 metros de altura na extremidade sul do Contorno, onde se conecta com a BR-101. Nesta fase final será necessário ainda realizar detonações de rochas existentes e um desvio no traçado da BR-101 para que seja realizado o encaixe do Contorno com a rodovia atual.
Investimentos
A concessionária já investiu na BR-101/ES, em cinco anos, R$ 1,138 bilhão, incluindo neste valor os serviços operacionais e obras de melhorias e ampliação. Esses recursos garantiram o recapeamento da estrada, recuperação de depósitos de drenagem, construção de 12 bases de atendimento aos usuários (todas com ambulância e guinchos), 6 postos e 3 delegacias para a Polícia Rodoviária Federal, nivelamento de 180 quilômetros de acostamento, recuperação de faixas e substituição de 6 mil placas de sinalização.