Esse canal será atualizado de acordo com a demanda. Nele você encontrará notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para informações de tráfego, consulte o mapa interativo do site.

Assessoria de imprensa:

imprensa@eco101.com.br
27 99292-5541

Mais de 370 atendimentos de urgência na BR-101 durante o feriado

Publicado em 19 de nov de 2013 às 12:36

Nenhuma morte foi registrada nos quatro de dias de operação

No primeiro feriado de operação da Eco101 – empresa que administra a BR-101, de Mucuri, no sul da Bahia, até Mimoso do Sul, divisa com o Rio de Janeiro – foram realizados 376 atendimentos na rodovia. Das 0h de quinta-feira, dia 14 de novembro, às 23h59 de domingo, dia 17, a concessionária realizou 203 socorros mecânicos, 97 atendimentos de guincho e 76 socorros médicos.

Além dos atendimentos de emergência realizados na rodovia, o Centro de Controle de Operações (CCO), atendeu 210 ligações, entre pedidos de informação e solicitação de atendimento na pista.

Nenhuma morte foi registrada nos 476 quilômetros de BR-101 administrados pela empresa. No período, ocorreram 46 acidentes, dos quais 31 não deixaram vítimas. Nos 15 acidentes com vítimas, apenas uma foi atendida em estado grave. No ano passado, o feriado ocorreu numa quinta-feira, portanto, com um dia mais de operação. De acordo com registros da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram 62 acidentes e duas mortes.

De acordo com o CCO, os registros de congestionamento aconteceram em Fundão e em Iconha. No dia 14, o horário de pico foi entre 17h30 e 22 horas. No dia 15, o fluxo foi maior no período da manhã, entre 8h e 13h. Na volta pra casa, domingo (17), o trânsito foi intenso das 17h30 às 22 horas.

No município de Fundão, um dos trechos críticos da BR-101, a Eco101 em conjunto com a PRF realizou operação para dar mais fluidez ao tráfego. Os semáforos foram desativados e os veículos transitaram em rotatória no Km 228. A ação aconteceu na quinta-feira (14) e no domingo (17), no perímetro urbano, e contou com o auxílio de cinco operadores de tráfego.

A Eco101 começou a operar na BR-101 no dia 11 de novembro, com 12 bases de atendimento ao usuário, uma a cada 40 quilômetros. Ao todo são mais de 350 colaboradores atuando na operação da rodovia. Cada base, ainda com estrutura provisória, terá um guincho leve e uma ambulância para prestar atendimento de emergência em caso de acidentes e de pane mecânica.

Além dos 12 guinchos leves e das 12 ambulâncias (oito normais e quatro UTI's), a empresa também disponibiliza seis guinchos pesados, para atender os caminhões. Esses guinchos estão distribuídos ao longo da rodovia, a cada duas bases de atendimento ao usuário. A equipe de operação também conta com três caminhões pipa, para combate a incêndio, e três caminhões boiadeiro, para a apreensão de animais.

O usuário da BR-101 que precisar de socorro na rodovia tem, à disposição, um telefone gratuito para pedir auxílio. O 0800 7701 101 funcionará 24 horas por dia. Também é a partir desse número que o usuário pode acionar a ouvidoria da empresa. O canal tem o objetivo de solucionar questões mais complexas e receber críticas e sugestões.

Eco101 - Informações à imprensa:

Marcos Martins – (27) 3202-4012

Mariana Salume – (27) 3202-4013

E-mail: imprensa@eco101.com.br imprensaeco101@gmail.com