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Publicado em 09 de mai de 2014 às 14:49
Após o termino da fase de trabalhos iniciais no contrato de concessão, a Eco101 – empresa que administra a BR-101, de Mucuri, na Bahia, até Mimoso do Sul, na divisa dom o Rio de Janeiro – foi autorizada a iniciar a cobrança a partir da zero hora do dia 18 de maio (domingo). A autorização foi publicada no Diário Oficial da União, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), através da Resolução no4.327, de 07 de maio de 2014.
“Após o término do primeiro ano de concessão da rodovia conseguimos estabelecer a segurança e o conforto necessário para se trafegar na rodovia BR-101, os trabalho iniciais foram concluídos no final de abril o que possibilitou a concessionaria a solicitação da vistoria por parte da agência, mediante aprovação fomos credenciados a iniciar a arrecadação nas sete praças de pedágio”, disse o diretor superintendente da Eco101, Roberto Paulo Hanke.
Durante o primeiro ano de concessão, período que compreende o desenvolvimento dos trabalhos iniciais foram investidos mais de R$ 250 milhões em recuperação do pavimento, sinalização horizontal e vertical, guarda corpo de pontes, além de revitalização de 12 trevos ao longo da rodovia. Nesse período, a concessionária também instalou três passarelas, sendo elas nos municípios de Conceição da Barra, São Mateus e Serra.
A concessionária instalou mais de 260 mil tachas refletivas aos longo dos 476 km da rodovia. Mais conhecido como “olhos de gato”, o equipamento é considerado fundamental para os usuários que trafegam no período noturno. Com o mesmo objetivo, a ECO101 já instalou cerca de 3.000 placas de sinalização (de regulamentação e de advertência), desde indicadoras de velocidade a alertas de trechos perigosos, especialmente em curvas e em entroncamentos de trechos urbanos.
O usuário que trafega pela rodovia já pode ver melhorias na pista e o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), com atendimento médico e mecânico. São 12 bases de serviço operacional ao longo de todo o trecho sob concessão da Eco101, sendo uma base a cada 40 Km.
Na operação da rodovia são 157, sendo que 187 profissionais são para a operação das ambulâncias, entre médicos e enfermeiros, e outros 54 nos guinchos. Cada base, possui um guincho leve e uma ambulância para prestar atendimento de emergência em caso de acidentes e de pane mecânica. Além dos 12 guinchos leves e das 12 ambulâncias (oito normais e quatro UTI's), a empresa também disponibiliza seis guinchos pesados, para atender os caminhões.