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Eco101 inicia obras para corrigir pontos críticos

Publicado em 08 de out de 2013 às 18:39

A Eco101, concessionária que administra a BR-101 no Espírito Santo, iniciará, no dia 14 de outubro, intervenções emergenciais em 12 pontos considerados críticos da rodovia. Todos têm em comum o fato de serem curvas acentuadas e foram escolhidos pela quantidade e a gravidade dos acidentes registrados nos últimos anos. São eles:

  • Km 946 (BA) - altura do rio Mucuri, com curva acentuada em declive (Mucuri – BA)
  • Km 7,9 - curva acentuada em declive (Pedro Canário – ES)
  • Km 18 - curva acentuada em declive próximo à ponte do rio Itaúna e perímetro urbano (Pinheiros – ES)
  • Km 200, no perímetro urbano de João Neiva: há dois pontos de acidentes em função das curvas fechadas e da interferência com o trânsito urbano (João Neiva – ES)
  • Km 214 - curva acentuada com pouca visibilidade (Ibiraçu – ES)
  • Km 218 - curva com declive, que colabora para o excesso de velocidade (Ibiraçu – ES)
  • Trecho entre km 220 e km 222 - trecho sinuoso e plano, onde os usuários costumam exceder a velocidade máxima permitida (Ibiraçu – ES)
  • Km 327 – trecho sinuoso, com curvas em sequência (Guarapari – ES)
  • Km 330 – trecho sinuoso, com curvas em sequência, conhecido como curva da morte (Guarapari – ES)
  • Km 349 – curva acentuada, com baixa visibilidade (Anchieta – ES)
  • Km 366 – curva acentuada, onde ocorreu o acidente entre caminhão e veículos de passeio na semana passada (Anchieta – ES)
  • KM 448 – trecho sinuoso, com curvas em sequência (Mimoso do sul – ES)
  • De acordo com o gerente de engenharia da concessionária, em todos esses trechos, as ocorrências mais comuns são as colisões frontais ou a saída de pista. “Quando o motorista perde o controle num local assim, ele pode atravessar direto a curva e sair da pista ou jogar o carro para o lado de dentro, correndo o risco de bater com um veículo que está vindo no sentido contrário. Vamos fazer alguns trabalhos emergenciais nesses pontos para alertar os condutores sobre os riscos e orientá-los a trafegar em velocidade compatível com as características do trecho”, diz.

    O projeto inclui reforço nas sinalizações horizontal e vertical da rodovia. As novas placas terão uma película especial que refletem melhor à noite, o que facilita a visualização. A rodovia também ganhará tachas de sinalização horizontal, para evitar que os veículos cruzem a pista. A nova sinalização será instalada um quilômetro para cada lado a partir do ponto determinado pelo estudo. As curvas também ganharão placas que orientem redução de velocidade. No trecho do Km 946, também haverá recomposição da barreira de concreto na extensão de 1,7 quilômetros.

    A previsão é de que as obras sejam finalizadas em até dezembro.

    Correção de traçado

    Seis dos 12 pontos críticos que serão tratados agora emergencialmente estão na lista dos trechos que devem receber correção de traçado até o quinto ano de concessão, de acordo com o contrato estabelecido com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O documento prevê melhorias nos raios de curva, visibilidade, elevação e largura em dez pontos localizados nos municípios de Pedro Canário, João Neiva, Ibiraçu, Vila Velha, Guarapari, Anchieta e Mimoso do Sul.