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Treinamento simula acidente com produto perigoso e múltiplas vítimas nesta sexta-feira (08)

Publicado em 11 de dez de 2017 às 08:22

A concessionária ECO 101, em conjunto com outros órgãos e empresas, realizou um simulado de atendimento a emergência com múltiplas vítimas e produto perigoso na manhã desta sexta-feira (08). A ação, que foi executada dentro do condomínio Alphaville Jacuhy, em Carapina, no município de Serra, contou com a participação do helicóptero da Secretaria da Casa Militar, Núcleo de Operações de Transporte Aéreo (Notaer), que simulou o resgate de vítimas com mais gravidade.

 

Além do Notaer, o treinamento contou com a atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Polícia Civil (PCES), Instituto Médico Legal (IML), ArcelorMittal, Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e Defesa Civil. Também estiveram presentes equipes das empresas WGRA - de gerenciamento de riscos ambientais -, JSL e White Martins.

 

De acordo o coordenador de tráfego da ECO 101, Christian Tanimoto Barros, o objetivo do exercício é capacitar e treinar as equipes para atuar de forma eficiente e integrada em eventuais ocorrências. “Cada órgão e empresa tem suas atribuições e o treinamento é realizado justamente para que seja feito um trabalho integrado entre todas as equipes, mostrando eficiência operacional desde a sinalização e isolamento do local do acidente até o socorro das vítimas, preservação do vazamento e remoção segura da carga perigosa”, explicou.

 

O treinamento simulou a colisão de um ônibus, que tentou fazer uma ultrapassagem, mas acabou colidindo na traseira de um caminhão com carga perigosa, atingindo também um veículo de passeio que vinha na direção contrária. Devido ao acidente, ocorreu o vazamento da carga, o nitrogênio.

 

O atendimento inicia com o acionamento do Centro de Controle Operacional (CCO) da ECO 101, que aciona os recursos da concessionária, como viatura de inspeção de tráfego, ambulâncias, guinchos leve e pesado e equipe da conservação. Além disso, a PRF, Ciodes e outros órgãos também são acionados para atendimento da ocorrência, para tomar as medidas cabíveis.

 

O treinamento, que durou cerca de quatro horas, simulou socorros médicos de quatro vítimas graves, seis médias e oito leves. Além disso, o IML removeu duas vítimas fatais.

 

Confira as atribuições de cada órgão/empresa no atendimento do acidente:

 

ECO101

 

• CCO: Acionamento de recursos da Eco101, Polícia Rodoviária Federal, CIODES (CBMES, SAMU, Notaer, Polícia Civil, IML), ArcelorMittal, IEMA, Defesa Civil e WGRA;

 

• Mensagens nos Painéis de Mensagens Variáveis e 08007701101

 

• Inspeção de trafego: Sinalização do local e informações;

 

• Guincho leve: Remoção do veículo de passeio;

 

• Guincho pesado: Remoção da carreta e do ônibus;

 

• Ambulância: Atendimento, desencarceramento e remoção de vítimas;

 

• Sustentabilidade: Suporte aos procedimentos de atendimento à produtos perigosos e destinação de resíduos.

 

Polícia Rodoviária Federal

 

• Elaborar o boletim de ocorrência;

 

• Sinalizar e controlar o tráfego local.

 

Polícia Civil e IML

 

• Elaborar Perícia;

 

• Remoção das vítimas fatais.

 

Corpo de Bombeiro Militar

 

• Definir perímetro de segurança e atuar na área quente;

 

• Atendimento, desencarceramento e remoção de vítimas.

 

SAMU

 

• Atendimento e remoção de vítimas.

 

Notaer

 

• Remoção de vítimas graves.

 

IEMA

 

• Apoiar operações e fiscalizar os procedimentos, licenças ambientais dos envolvidos, armazenamento e destinação dos resíduos;

 

• Autuar os envolvidos quando aplicável.

 

Defesa Civil

 

• Acompanhar a ocorrência e informar aos interessados.

 

JSL e White Martins

 

• Primeiros atendimentos, realizado pelo motorista;

 

• Apoio no Posto de Comando.

 

ArcelorMittal

 

• Atendimento e remoção de vítimas.

 

WGRA

 

• Estabelecer sistema de prevenção de vazamentos e remoção segura da carga;

 

• Definir perímetro de segurança e atuar na área quente.

 

Mais informações:

Assessoria de Comunicação Eco 101

Tatiana Ronchi/Marina Galvêas

(27) 3202.4013/3202.4014/99292.5541